Business Intelligence (B.I.) pode ser traduzido como inteligência de negócios. É um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados apurados do sistema de informação, ou múltiplos sistemas que utiliza. O B.I. permite às empresas transformar dados armazenados em diferentes bancos de dados em Informação importante para a tomada de decisão.

Um B.I. deve ter as seguintes características:
Fornecer informações relevantes para auxiliar na tomada de decisão
Disponíveis a qualquer momento
Fácil utilização

B.I.

O B.I. oferece poderosas ferramentas de análise de informações, monitoramento de indicadores e data mining para que as organizações revolucionem o uso da informação gerencial, atingindo ganhos significativos de eficiência e eficácia.

O software usa uma plataforma prática e fácil de navegar. Apresenta grande flexibilidade e independência de plataformas, alta confiabilidade e segurança a um custo mínimo de manutenção.

Com o B.I. é possível a organização de cubos de dados. Este conceito permite a visualização da informação em diferentes posições, seja por necessidade de verificação da informação detalhada ou resumida, seja por verificação em diferentes pontos de vista. Os cubos são utilizados para organizar a informação, utilizando valores ou medidas, assim efetuando combinações necessárias desses dados. Através destes, é formada a visão para efetuar análise do negócio como, produtos, departamentos e etc.

Cubos são modelos multidirecionais que acabam simplificando o processo de consultas complexas, como criar relatórios ou efetuar análises de situações. Através dos cubos pode-se definir hierarquias (níveis), como por exemplo: anos, meses, dias ou país, região, estado e cidade(da visão macro para a visão micro), assim organizando e agilizando o processo de consulta. Por exemplo um cubo com informações de vendas, poderá ser composto por dimensões de tempo, região , produto, cliente, e medidas como valor de venda, unidades vendidas, custos, margem etc.

Os cubos utilizados no B.I. podem ser comparados com o tradicional “Cubo Mágico”. Através deles podem ser montadas diversas visões para análise do negócio e obter diversas combinações, assim como no Cubo Mágico pode-se obter várias combinações de cores. É preciso saber que um “Cubo” utilizado no B.I. não segue o conceito da figura geográfica (todos os lados iguais), pois a palavra apenas serve para definir o conceito, não necessariamente tudo precisa ser igual (dados), pois as múltiplas combinações podem gerar diferentes resultados.

Características

Portal Web
Dashboards altamente configuráveis
Consolida Informações da empresa
Extrai e integra dados de múltiplas fontes (bancos de dados)
Transforma os registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial

Recursos

Análise Preditiva de Vendas
Posição de Vendas On-Line
Análise de Movimentos de Estoque
Análise Financeira
Análise Contábil
Análise de Pesquisas de Preços
Análise de Fornecedores e Clientes
Mapa de Vendas por Loja

Para maiores informações sobre este produto entre em contato com departamento comercial.

Gerencial Gerencial Contábil Contábil Financeiro Financeiro Comercial Comercial