+ -

Você já ouviu falar sobre Checkout de Alta Velocidade para Supermercados?

Conhecida no mercado como Datalogic “Jade™”, o sistema verifica automaticamente os itens colocados em qualquer orientação em uma esteira em movimento. 

A ideia de uma esteira de alta velocidade com scanners lendo qualquer posição do código de barras ajudará na redução das perdas, já que o Datalogic “Jade™” tem a capacidade de aprender quando ocorre uma inconsistência, através da leitura das imagens que ele captura, fazendo com que ele entenda qual produto é numa próxima compra.

Além disso, a esteira exige menor intervenção manual para ler os produtos. (apenas produtos de FLV que requerem pesagem ou produtos com inconsistência precisam ser manuseados pelo operador de caixa)
Com esse tipo de tecnologia, o esforço de pessoal para passar os produtos ajuda a reduzir os possíveis problemas de L.E.R.(Lesão por Esforço Repetitivo) para as operadoras ou operadores.

 Perder tempo em filas de supermercado não é uma opção agradável para os clientes, por esse motivo os supermercados vêm buscando na tecnologia aliados para diminuir as tradicionais filas, principalmente em estabelecimentos onde a demanda é muito alta. Alguns estabelecimentos já decidiram inovar com a implementação de uma ferramenta conhecida como “checkout de alta velocidade” um caixa semi-automático que pode processar os produtos até 5 vezes mais rápido que os convencionais.

No Paraná, essa tecnologia chegou em 3 cidades, inicialmente em Curitiba e agora em duas lojas da rede Cidade Canção de Maringá e Umuarama.

Todos os clientes ficam curiosos para saber como funciona a operação e muitos procuraram conhecer e se atualizar nas inovações que o mercado esta oferecendo.

À medida que os itens se movimentam pelo “scanner” de entrada, os códigos de barras são lidos em todos os lados do item, incluindo a parte inferior, a funcionalidade avançada de captura de dados do scanner também identifica itens sem códigos de barras que podem ser reconhecidos, fornecendo imagens detalhadas totalmente coloridas, estas informações são registradas pelo sistema de automação comercial da RP Info que efetua os registros, atualiza o banco de dados, identifica o cliente e controla o encerramento da compra com os meios de pagamento definidos pelo estabelecimento.

De acordo com James Mommensohn, gerente de T.I. da empresa CSD, com a implantação dessa tecnologia o maior beneficiado será o cliente que reduzirá o seu tempo na fila para passagem dos produtos, ganhando mais tempo para realizar outras atividades do seu dia-a-dia. Para o supermercadista, teremos um caixa com maior tempo de uso, já que haverá maior procura por esse tipo de tecnologia, reduzindo custos de implantação de novos checkouts e otimizando o uso das operadoras, reduzindo os caixas ociosos durante períodos de baixa utilização. Além disso tudo, esse tipo de caixa necessita de empacotadores treinados e capacitados, aumentando as vagas para contratação e trazendo para o cliente a volta do serviço de empacotamentos dos seus produtos.

Segundo o Luiz Carlos Hachiya Pinto, Strategic Account Maneger  da Datalogic Brasil, o uso da tecnologia do Datalogic “Jade™” tem que estar alinhada aos processos operacionais de cada loja, pois apesar desta super tecnologia manter os procedimentos habituais do cliente, exige atenção 100% do operador para que a experiência de compra seja potencializada. Como o próprio James informou, já existe uma validação interna dos resultados de outros parâmetros não mensuráveis, mas podemos adiantar que insatisfação de cliente por tempo de espera em fila termina com a implantação do Datalogic “Jade™”.

Com a utilização e a aprendizagem da utilização da ferramenta, faremos medições para comprovar o ROI e com certeza (estou otimista) adotaremos mais caixas em nossas outras unidades. O supermercado do futuro terá quatro tipos de soluções para os clientes: Jade, self checkout, caixa normal e caixa rápido, explica James Mommensohn, gerente de T.I da empresa CSD.



outras notícias

RP INFO PATROCINA O SINDICOUNIÃO NOS JOGOS CONTABILISTAS DO PARANÁ ¿ JOCOPAR

RP Info no Evento Foco Varejo da Positivo

RP Participa da Super Minas, em Belo Horizonte-MG

Por que a sua empresa precisa de business intelligence?

RP Info participa da Super Feira Acaps PanShow em Vitória-ES

SELF-CHECKOUT FOI UM DOS DESTAQUES DA RP INFO NA AUTOCOM 2015

Inauguração de mais um Supermercado Thomé