Os KPIs de vendas são essenciais para monitoramento e análise da performance comercial de uma empresa. Afinal, não é possível melhorar aquilo que não é mensurado!
Sem visibilidade de dados e acompanhamento das métricas, sua gestão perde força e os resultados ficam abaixo do esperado. E não é isso que você deseja, certo?
Neste conteúdo, reunimos os 7 KPIs de vendas que nenhuma empresa pode deixar de monitorar. Continue a leitura e entenda a importância da análise de dados estratégica no sucesso de suas decisões!
KPIs de vendas são indicadores de performance das ações de vendas de uma empresa. Ou seja, são métricas que ajudam a verificar o que está dando certo e a identificar pontos críticos e prejuízos.
É importante dizer que existem diversos indicadores. Assim, cada negócio pode escolher aqueles que estão relacionados aos seus principais desafios e objetivos.
Se você deseja implementar uma gestão baseada em dados, mas não sabe o caminho, vamos te ajudar!
O primeiro passo é ter clareza sobre seus objetivos de negócios, que podem incluir aumentar a receita, melhorar vendas online e até abrir novas filiais. Lembre-se de que os KPIs de vendas te ajudarão a monitorar o progresso, por isso devem estar alinhadas com uma de suas metas.
Para te ajudar, listamos os 7 indicadores mais importantes para o setor. Você pode usar um ou uma combinação deles:
O faturamento é um indicador de performance muito importante para as empresas, pois revela o valor total das vendas realizadas durante um período. Portanto, é útil para comparar o faturamento real do negócio com o que foi projetado.
Para encontrar esse valor, basta somar todas as vendas do período. Em geral, é um dado facilmente visualizado no ERP — que traz uma visão em tempo real da performance de vendas.
Você sabe qual é o seu lucro líquido? Essa métrica pode te dizer! A margem de lucro é, sem dúvidas, um dos KPIs de vendas mais importantes para qualquer negócio, no varejo ou não.
Ela mede quanto dinheiro você está ganhando em relação à receita. Assim, quanto maior o número, mais lucrativo você é.
A fórmula é a seguinte:
Monitorar as vendas é muito importante, mas você também deve saber o que as pessoas estão comprando e quanto elas gastam cada vez que entram no seu ponto de venda. E o ticket médio é o KPI de venda ideal!
Para encontrá-lo, é necessário dividir o valor total das vendas pelo número total de vendas. Mas, claro: um software de gestão com dashboard intuitivo e automatizado simplifica essa tarefa.
Com essa visão, você pode incentivar o cliente a comprar mais com estratégias, como:
O número de itens por venda é um indicador importante para o varejo. Em um supermercado, ajuda a entender a variedade de produtos que o cliente compra e a planejar ações para impulsionar um item em específico.
Este KPI também ajuda a monitorar o sucesso de ofertas de descontos progressivos e que incentivam o consumidor a levar mais produtos na mesma compra.
O volume de vendas avalia a quantidade de produtos vendidos em relação ao período anterior. Com visão sobre esses dados, o gestor consegue verificar a eficácia de suas ações e atratividade de clientes.
Para isso, é importante acompanhar o fluxo de caixa e, claro, ter sempre relatórios atualizados em mãos.
A lucratividade é um KPI venda que depende do cálculo do lucro líquido e da receita bruta do negócio:
Sua principal função é demonstrar se empresa está tendo lucro ou não. Portanto, é um dado que precisa ser monitorado com atenção e ajuda a evitar prejuízos e reverter cenários negativos antes que se tornem ainda maiores.
Vale destacar que a lucratividade pode ajudar o gestor a identificar altos custos e planejar medidas de redução, o que é fundamental para um crescimento saudável.
Também chamada de rotatividade de estoque, essa métrica mede o número de vezes que um varejista vende e repõe o estoque durante um período específico.
Acompanhar e gerenciar o estoque te ajudará a entender a velocidade com que o estoque se move. Por isso, observe se o seu estoque fica parado por muito tempo: você pode estar perdendo dinheiro!
Além disso, uma rotatividade de estoque muito alta pode indicar que você está vendendo seus produtos muito rápido e não está estocando com rapidez suficiente para atender à demanda dos clientes.
A RP Info é especialista em softwares para supermercado e equipa seu negócio com ferramentas intuitivas e estratégicas para monitorar e otimizar seus KPIs de vendas.
Não importa se você tem um pequeno negócio de bairro ou uma rede de supermercados, oferece delivery ou não, nossas soluções atendem suas demandas por visibilidade de dados.
Monitore indicadores em tempo real, sem precisar fazer cálculos e análises complexas. Tenha controle sobre o seu supermercado, suas vendas, estoques, finanças e muito mais!
Quer saber mais? Conheça o ERP Flex, o único que integra toda a sua empresa!