Como implementar e acelerar o processo de pagamento com segurança?

Quando um cliente decide comprar um produto, seja em uma loja física ou em um ambiente online, há uma engrenagem complexa de validações e autorizações atuando nos bastidores para que a transação aconteça de forma rápida e segura.

Esse conjunto de etapas é o que chamamos de processo de pagamento e dominá-lo é essencial para qualquer empresa do varejo que deseja oferecer uma boa experiência de compra, reduzir riscos e garantir que o valor chegue corretamente à conta da loja.

Neste artigo, explicamos como esse processo funciona na prática, quem está envolvido nele, quais tecnologias são essenciais para sua segurança e como otimizá-lo com soluções confiáveis como o RP Banking, da RP Info.

Continue a leitura para saber mais!

O que é o processo de pagamento?

O processo de pagamento é o conjunto de etapas que acontecem desde o momento em que um cliente decide realizar uma compra até a conclusão da transação financeira. Pode acontecer tanto em lojas físicas quanto online e envolve diferentes mecanismos de autorização, validação, aprovação e liquidação do pagamento.

Você como cliente, com certeza já participou dessas etapas. Seja em um supermercado ou em uma loja virtual.

Ao escolher um produto, dirigir-se ao caixa, a pessoa responsável irá passar os produtos na esteira, calcular o valor total e logo em seguida, irá te perguntar: Qual será a forma de pagamento? Após responder, você paga de acordo a opção desejada, finaliza e pronto. Segue para casa com os produtos comprados, enquanto a empresa possui o mapeamento dos itens vendidos, valores recebidos e método de pagamento escolhido.

É algo tão cotidiano que nem parece com a real complexidade e integração necessária para que algo como essas etapas ocorram perfeitamente e de forma ágil.

Esse processo precisa ser rápido, seguro e eficiente para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, ao mesmo tempo, assegurar que o valor chegue corretamente ao vendedor.

A forma como isso ocorre pode variar de acordo com o canal de venda (presencial ou digital), o meio de pagamento utilizado (cartão, boleto, Pix etc.) e as tecnologias envolvidas.

 

Quem faz parte do processo de pagamento?

O processo de pagamento não depende apenas do comprador e do vendedor. Há outros agentes fundamentais que atuam nos bastidores para que a transação seja concluída com sucesso.

Lembrando que quanto maior o seu negócio e a maturidade dele, mais agentes estarão presentes dentro da gestão de pagamento

Vamos conhecer os principais que são:

agentes que fazem parte do processo de pagamento

Credenciadoras

São as empresas responsáveis por intermediar a relação entre o estabelecimento comercial e as bandeiras de cartão. Elas fazem a captura, transmissão e liquidação das transações. Ex: Cielo, Rede, Getnet.

 

Instituições financeiras

São os bancos e fintechs que emitem ou recebem o valor pago. Elas liberam o saldo do comprador (no caso de cartões, transferências ou Pix) e garantem que o montante chegue à conta do vendedor. Ex: Itaú, Banco do Brasil, Nubank, Banco Inter.

 

Intermediadoras

São plataformas que processam pagamentos em nome de terceiros, oferecendo serviços como checkout digital, gestão de risco e repasse de valores. São comuns no e-commerce. Ex: PagSeguro, Mercado Pago, Pagar.me.

 

Variáveis de pagamento

Referem-se às opções e bandeiras que influenciam o tipo e a forma como o pagamento será realizado. Incluem cartões de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo), boletos, QR Code, Pix e carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay. A variedade oferecida impacta diretamente a conversão da venda.

 

Gateways de pagamento

Gateways de pagamento são soluções tecnológicas que funcionam como "pontes" entre o cliente, o site e as instituições financeiras. Eles garantem que os dados do pagamento sejam transmitidos com segurança, criptografados e validados em tempo real.

 

Entre suas funções estão:

 

  • Coleta e envio de dados da transação
  • Autenticação junto ao banco ou bandeira do cartão
  • Reforço na prevenção contra fraudes
  • Integração com ERPs e plataformas de e-commerce

 

Como funciona o processo de pagamento?

Agora que você entendeu os conceitos básicos e agentes envolvidos chegou o momento de entender as etapas e como garantir que o funcionamento seja eficaz.

Do ponto de vista do cliente e da empresa, o processo segue um fluxo estruturado. Abaixo, detalhamos as etapas envolvidas:

percurso de etapas do processo de pagamento

Cadastro e identificação do cliente

No ambiente online, o consumidor preenche seus dados pessoais, de contato e endereço. Em lojas físicas, a identificação é opcional. Atualmente, mesmo em atendimentos presenciais, com as integrações entre sistemas de CRM, a identificação do cliente se tornou fundamental para estratégias de marketing e ações comerciais, como abandono de carrinho ou bônus em dias de aniversário.

 

Escolha do método de pagamento

O cliente seleciona entre cartão, Pix, boleto, carteira digital ou pagamento parcelado, dependendo das opções oferecidas pela loja.

Em alguns casos de lojas online, nesta etapa, o cliente é redirecionado para uma página da intermediadora, caso haja integração.

Neste caso, é importante uma comunicação e a visualização do passo seguinte a fim de garantir transparência e segurança para o cliente.

 

Cálculo da compra e envio para validação

O sistema calcula o valor total, incluindo frete, taxas e descontos. Em seguida, o pedido é enviado para o gateway ou intermediadora para validação.

 

Autenticação da transação

A transação é analisada e autenticada pela instituição financeira emissora. Em alguns casos, é solicitado um código de segurança (3DSecure).

 

Aprovação do pagamento

Se não houver bloqueios, o pagamento é aprovado e a compra confirmada. O vendedor e o cliente recebem essa confirmação.

Em casos de não comunicação, o cliente pode sentir-se inseguro e até mesmo suspeitar de golpes. Por isso, não negligencie esta etapa e sempre forneça informações durante cada etapa do pagamento.

 

Emissão de nota fiscal

Após a confirmação do pagamento, a loja emite a nota fiscal eletrônica. Existem opções de ERPs em que tudo já está automatizado, conseguindo assim, a emissão, documentação e envio.

 

Finalização do pedido

A transação é encerrada e o pedido segue para entrega ou liberação do produto/serviço. É possível dar continuidade no acompanhamento do envio com a integração de transportadoras ou dos Correios, por exemplo, via API.

soluções para melhorar o processo de pagamento

Como implementar um processo de pagamento seguro?

Todo o processo é elaborado por etapas e componentes que precisam estar integrados de forma harmônica para que funcione de forma eficiente e segura. Tanto para o usuário quanto para a empresa.

A segurança é essencial para evitar fraudes, falhas e perdas financeiras. Veja boas práticas para garantir um processo seguro:

 

1.    Escolher uma plataforma de venda confiável

A plataforma de vendas (física ou online) deve ter integração com meios de pagamento confiáveis, suporte de TI, certificados de segurança e atualizações constantes.

 

2.    Disponibilize as principais formas de pagamento

Oferecer opções como cartão, Pix, boleto, carteiras digitais e parcelamentos em lojas físicas ou digitais aumenta as chances de conversão e reduz abandono.

 

3.    Torne os processos automatizados

A automação de pagamentos, emissão de nota, controle de estoque e envio de comprovantes evita erros e agiliza a experiência de compra. Atualmente, já temos diversas soluções que englobam todo o sistema de pagamento automatizado e integrado, em lojas físicas e online.

 

4.    Invista em tecnologia

Funcionalidades como notificação automática, link de pagamento, painéis de gestão e integração com ERPs melhoram o controle, aumentam a segurança e otimizam a operação.

 

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Soluções RP Info: sua escolha para um processo de pagamento mais seguro

Pensando em obter um processo de pagamento eficaz, transparente, ágil e seguro, nós apresentamos a combinação de duas soluções transformadoras: RP Banking e ERP Flex.

Através do Flex, um software ERP, é possível a integração de todos os departamentos do seu negócio: comercial, estoques, contabilidade e financeiro. Além disso, é possível a automação de processo, emissão de NFs e é totalmente personalizável, de acordo com o porte do seu negócio e especificidades operacionais.

Unindo-se a esse potente ERP, o RP Banking proporciona uma gestão eficiente das contas correntes e pagamentos em múltiplos bancos, tornando a administração centralizada com uma comunicação online eficiente e maior eficiência operacional.

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