Supermercados Ikeda

• Task praticamente zera a ruptura e preços errados nos Supermercados Ikeda •

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Uma busca por melhorias motivou os Supermercados Ikeda a implantarem o Task da RP Info em suas lojas. “Buscamos a solução para resolver problemas de rupturas, principalmente por falta de abastecimento, preços errados nas prateleiras, organização da loja e rupturas por falta de compras pelo departamento comercial”, disse a responsável pela implantação e líder de mercearia da rede, Mayra Motta.

 

A implantação aconteceu em março de 2019 e, desde então, a rede vem conquistando excelentes resultados. A loja ficou mais organizada, com menos rupturas e, quando elas ocorrem, fica muito mais fácil a detecção, até mesmo de forma visual. “É difícil ter produtos no depósito sem estarem abastecidos nas gôndolas. Ainda acontece, porém com uma frequência bem menor e em decorrência de falha da equipe e não do sistema”, afirma.

 

 

Antes da implantação do Task, a rede tinha uma ruptura por falta de abastecimento de itens existentes no depósito que chegava a quase 20%. Logicamente, isso não refletia em 100% de perdas nas vendas desses itens, pois alguns produtos indisponíveis nas prateleiras eram substituídos por marcas similares. Porém, havia um grande desperdício em ter um produto em estoque que não estava exposto para venda.

 

Graças à tarefa de auditoria de preços, a rede praticamente zerou os preços errados na loja (diferença de preços entre o PDV e as etiquetas de gôndolas). 

 

“Temos a confiança de que os preços indicados nas etiquetas estão realmente compatíveis com o que é cobrado nos PDV’s, evitando assim uma possível autuação pelos órgãos de fiscalização, bem como evitando constrangimentos com os nossos clientes”, explica Mayra.

 

Como o sistema possibilita o acompanhamento de cada tarefa e o tempo despendido nelas, houve também aumento na produtividade. Segundo a responsável, após alguns meses de uso, foi possível parametrizar o tempo médio para a execução de cada tarefa e, dessa forma, acompanhar o desempenho de cada colaborador.

Esta otimização nas tarefas diárias fez com que sobrasse tempo para acompanhar com mais detalhes as questões estratégicas de posicionamento de mercadorias dentro da loja, criando, assim, novas oportunidades de venda que antes eram desprezadas.

Os funcionários criaram um hábito e, consequentemente, uma disciplina em executar as tarefas necessárias. “A partir do momento em que todos os funcionários envolvidos no processo entenderam a importância e a eficiência do sistema Task, o uso da ferramenta se torna bem automático e de certa forma indispensável para a execução das tarefas de abastecimento”, destacou Mayra.

Entre os benefícios proporcionados pelo Task, está a melhora no ambiente de trabalho, já que a equipe entende que possui todas as informações na palma da mão por meio do coletor, como estoques disponíveis, validades, entre outros.  Além disso, tarefas que ficavam sem serem executadas no dia não se perdem e podem ser refeitas no dia seguinte, com um comprometimento ainda maior. “Os benefícios são vários: mercadorias separadas nas quantidades corretas, os espaços em gôndolas são respeitados por todos os repositores, inclusive por promotores terceirizados”, conclui.

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