Como é o processo de tomada de decisão em seu supermercado: com análise de dados ou nem sempre os números ditam a direção? Se você ainda não usa os KPIs financeiros, é hora de mudar seus métodos!
Afinal, como especialistas em gestão de supermercados, podemos afirmar que tomar decisões sem embasamento é um grande erro. Consequentemente, negócios que operam assim perdem competitividade e correm o risco de falência.
Mas tão importante quanto usar KPIs é saber para quais deles olhar. E é nisso que este conteúdo o ajudará. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Os KPIs financeiros são os indicadores de desempenho necessários para mensurar os resultados de ações e estratégias do setor. Ou seja, demonstram se as metas foram ou não atingidas de forma clara e confiável.
Você verá que existem inúmeros indicadores. Por isso, a definição de com qual trabalhar é muito estratégica. Afinal, essa escolha dependerá do que a empresa precisa monitorar e melhorar.
É comum que KPI e métrica sejam confundidos, mas eles não são a mesma coisa. Entenda a diferença:
Resumindo, as métricas são fundamentais para os KPIs financeiros. Porém, elas são mais simples de serem analisadas e usadas no dia a dia, para decisões menos estratégicas e mais operacionais.
Os KPIs financeiros são grandes aliados da gestão de supermercados. No entanto, se você está perdido em meio a tantos indicadores, é hora de conhecer os mais importantes e escolher o ideal para seus objetivos.
Com isso em mente, e com base em nossa experiência e conhecimento sobre os desafios da organização financeira de negócios como o seu, preparamos uma lista. Dessa forma, você terá mais clareza para tomar boas decisões. Confira!
A margem de lucro é um KPI muito importante em supermercados, pois mensura sua eficiência e capacidade de gerar lucro considerando a receita. A fórmula para encontrá-la é a seguinte:
O resultado é revelado em percentual. Use-o para monitorar sua performance e mudar estratégias visando manter seu caixa saudável, especialmente em períodos de crise.
O Ticket Médio é um KPI financeiro que indica o valor médio gasto por cada cliente em um determinado período. Desta maneira, ajuda a tomar decisões relacionadas às vendas, como definição de promoções. Sua fórmula é:
Quanto mais alto o ticket médio, melhor para seu supermercado! Afinal, este é um indício de que os clientes estão satisfeitos com o negócio e de que suas ofertas e preços são competitivos.
O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) é um KPI financeiro que demonstra o custo de cada item do seu estoque. Ou seja, quanto custa colocar um produto nas mãos do cliente.
Para calculá-lo, você precisará determinar um período de análise e aplicar a seguinte fórmula:
Com essa fórmula, é possível definir o CMV de todo o supermercado ou de cada produto no estoque. Além disso, o resultado pode ser entregue em quantidade de itens ou em dinheiro.
Em primeiro lugar, entenda que lucratividade e rentabilidade não são a mesma coisa. Enquanto a rentabilidade demonstra o retorno de um investimento, a lucratividade evidencia o lucro do seu supermercado.
Com essa simples explicação, é fácil entender o quanto o acompanhamento deste KPI financeiro é importante, certo? Veja como calculá-lo:
Lembrando que o lucro líquido é encontrado ao subtrair custos e despesas da receita. O resultado da fórmula acima traz seu percentual de lucratividade e é um bom indicador de saúde financeira.
O giro de estoque é um KPI financeiro que indica quantas vezes um item foi vendido e reposto no estoque. Por isso, é considerado um indicador fundamental para entender se existe um equilíbrio entre compras e vendas.
A fórmula para encontrar o giro de estoque é:
Na rotina de um supermercado, um giro de estoque saudável libera capital de giro e garante que os clientes sempre encontrem o que precisam, sem rupturas ou excessos.
O ponto de equilíbrio é um KPI financeiro que demonstra quanto a empresa precisa vender para igualar os seus custos. Ou seja, para chegar ao “lucro zero”, em que ela paga todas as despesas, mas ainda não gerou lucratividade.
Este é um indicador de segurança muito importante, que deve ser monitorado com atenção. Muitos negócios enfrentam dificuldades para honrar seus compromissos por falta de visibilidade deste dado.
A fórmula para encontrar o ponto de equilíbrio financeiro do seu supermercado é:
Você percebeu que todos os KPIs financeiros são alimentados por métricas? Isso acontece porque essas métricas são formadas por dados, que devem ser coletados diariamente em seu negócio.
Agora, já pensou fazer tudo isso manual? Certamente, você terá muito trabalho, perderá tempo e ainda correrá o risco de chegar a resultados equivocados, que mais atrapalham do que favorecem sua tomada de decisão.
Neste sentido, a tecnologia é um pilar para a gestão financeira de supermercados. Ela garante agilidade, transparência, precisão e flexibilidade para gerenciar diferentes KPIs e manter seu negócio lucrativo.
E como fazer isso? O principal fator é saber escolher uma boa ferramenta. Você precisa investir em um sistema que reúna as seguintes características:
A RP Info desenvolveu o Documento EDF (Estoque Distribuição Financeira para Custos) para aprimorar a gestão financeira de supermercados. Com essa funcionalidade, as empresas podem ajustar sua lucratividade considerando todas as verbas recebidas de fornecedores, como contratos de compra e incentivos comerciais. Assim, garantem uma visão mais precisa dos custos e margens.
O grande diferencial dessa solução está na forma como ela distribui as verbas entre os produtos vendidos. Dessa maneira, o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida (CMV) torna-se mais realista. Como resultado, evita-se que a rentabilidade dos itens seja distorcida por valores não contabilizados corretamente.
A funcionalidade atua registrando operações financeiras específicas, categorizadas como:
Ao distribuir essas receitas e despesas proporcionalmente entre os produtos, o Documento EDF possibilita uma análise mais confiável do desempenho financeiro do supermercado, garantindo que decisões estratégicas sejam embasadas em dados sólidos.
Benefícios para supermercados:
Com o Documento EDF da RP Info, os supermercados têm um controle financeiro mais avançado, garantindo maior transparência e precisão na gestão de custos e rentabilidade.
Neste artigo, demonstramos como os KPIs financeiros são importantes para a gestão de um supermercado. Sem eles, você opera “no escuro” e corre o risco de tomar decisões que afetam sua sobrevivência.
A RP Info acredita no poder dos dados e desenvolve softwares para supermercados que fazem da inovação e digitalização seu maior diferencial. Por isso, invista em uma ferramenta pensada para as suas necessidades e que apoia sua saúde financeira.
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