A utilização de Omnichannel no varejo

A experiência de compra do consumidor evoluiu. Hoje, ele transita livremente entre o presencial e o online. Por conta disso, aplicar a estratégia do omnichannel na sua empresa é um fator importante para melhor se relacionar e atrair clientes.

Omnichannel: o que é?

Com grande popularidade estabelecida nos EUA e na Europa, o omnichannel já é apontado como uma tendência do varejo no Brasil. 

Baseado na mudança digital e tecnológica atual em que vivemos, esse termo significa “todos os canais”, e foi criado a partir de uma modificação necessária perante a atuação das empresas no ramo de varejo.

Trata-se de integrar todos os canais de comunicação de uma companhia para que não haja uma grande distinção entre o offline e o online, aperfeiçoando, assim, a experiência do consumidor. 

Neste conceito, o cliente é o centro de tudo, e satisfazer suas necessidades é o objetivo principal. Para isso, algumas práticas devem ser desenvolvidas, como:

  • Oferecer facilidade na compra dos produtos, seja através do aplicativo, loja física ou compra online;
  • Atender o cliente de modo igualitário, independentemente do canal de contato escolhido;
  • Ofertar produtos com base no histórico de compras do cliente, criando, assim, uma maior aproximação.

E apesar de focar-se mais na integração da loja física com a compra online, deve-se englobar todos os canais de comunicação, incluindo redes sociais, e-mail etc.

Como esse conceito é utilizado no varejo?

Na prática, há inúmeros benefícios gerados pela implantação dessa estratégia. Mas tudo depende de uma boa estrutura organizacional e bons canais de comunicação por parte da empresa. 

 

  • Promoções

Com a coleta de dados realizada, é possível enviar ofertas exclusivas e personalizadas através de SMS, aplicativos e redes sociais;

 

  • Delivery de produtos

Sistemas de delivery, principalmente por meio de aplicativos de entrega, também já são uma realidade, inclusive em supermercados. O que traz uma enorme praticidade ao consumidor;

 

  • Retire na loja

Outro fator é o sistema compre online e retire na loja, que atrai os consumidores pela opção de frete grátis e disponibilidade imediata.  Também há a opção de ir até a loja experimentar o produto e recebê-lo em casa, principalmente quando se trata de compras em supermercados;

 

  • Troca de produtos

Também é possível ofertar a troca do produto por meio da loja física, mesmo que a compra tenha sido realizada online, reduzindo, assim, o desconforto que o consumidor teria se tivesse que realizar a troca pelo mesmo canal de compra;

 

  • Fidelização

Com as facilidades já citadas e as promoções personalizadas com base no histórico de compras, a fidelização do cliente será uma consequência para a empresa. 

 

Como aplicá-lo na minha empresa?

A fim de colocá-lo em prática, é preciso investir principalmente em tecnologia e estrutura organizacional, além de padronizar todos os seus canais de comunicação.

Para a base de dados de seus clientes, a empresa necessita de sistemas que deem conta do intenso fluxo de informações, sem mencionar as ferramentas de gestão que facilitam a tomada de decisões de frente administrativa.

A RP Info Sistemas desenvolve sistemas de gestão sob medida para supermercados de todos os portes. Com mais de 28 anos de experiência de mercado, a empresa é especialista em soluções eficientes e flexíveis para o varejo. 

 

Agende uma demonstração