Em média, um supermercado perde 30% dos seus clientes durante o ano. Nem sempre as empresas conseguem ter esta percepção, já que o faturamento pode estar estável, mas este percentual representa o quanto um negócio deixou de lucrar a mais por não saber utilizar as informações do seu ERP.
Pensando justamente em solucionar este problema, a RP Info e a Mercafácil integraram as suas soluções para proporcionar ao varejo uma gestão de clientes eficaz, baseada em dados e em inteligência de mercado.
Com as informações obtidas por meio dos sistemas da RP Info, a Mercafácil consegue saber quantos clientes entram na loja e acabam não voltando. Desta forma, a empresa cria um plano de ação para conseguir fazer este cliente retornar e se tornar fiel ao estabelecimento.
Além disso, a Gestão de Clientes é importante para trabalhar o relacionamento, a qualidade e se manter próximo dos consumidores, não apenas por meio das ofertas, que podem até ser um atrativo, mas que são temporárias e não fidelizam, já que não são mais um diferencial. Conhecer o cliente e saber como ele se comporta rendem informações que, quando bem usadas, trazem bons resultados para o negócio. Este tipo de trabalho se tornou tão relevante e estratégico que fez o termo CRM se tornar ultrapassado. Hoje, muito mais do que um CRM, as empresas devem ter um CBM, em que o B se refere a palavra Behavior, ou seja, significa que será feita uma gestão do comportamento do cliente.
O diferencial é que além do CRM, a Mercafácil se integra ao sistema da RP Info para trabalhar fortemente a questão de resultados, utilizando uma equipe de consultoria especializada em supermercados e varejo, assim como a RP Info. Líderes no segmento supermercadista, eles estão presentes em 24 estados, em mais de 900 lojas.
O trabalho começa ainda no início do processo, que é convencer o cliente a passar os seus dados e saber como utilizar essas informações. Focados na mensuração de resultados, a Mercafácil possui uma plataforma com diversos canais para que o supermercadista consiga atingir o cliente, seja pelo whatsapp, SMS, e-mail ou aplicativo. Ele pode escolher a ferramenta e, no final, ver os resultados de sua campanha, que pode ser enviada de maneira personalizada e segmentada.
Saber quem é o cliente, quando ele vai à loja e o que ele compra são informações que podem ser usadas para enviar para ele ofertas relevantes, além de campanhas de relacionamento, como em aniversários. É possível oferecer brindes ou algo diferenciado aos melhores clientes. Hoje, uma ação traz 10% a mais de retenção, em média, em um trabalho contínuo.
Para que o supermercadista não desenvolva uma campanha sem um planejamento estratégico, eles também oferecem um mapa para saber onde estão os clientes ativos dele e onde ele precisa ter mais atenção.
“Temos uma parceria com a RP Info do coração. Ele são muito bons em ERP e PDV e, hoje, ninguém os bate no mercado, além de serem especializados em supermercados, assim como nós. Nossa solução vem para complementar, pois criamos um universo de possibilidades aos clientes da RP Info”, afirma a coordenadora de parcerias da Mercafacil, Marina Nicoletti.