O Carnaval é uma data que pode ser muito rentável para os supermercados, mas uma boa estratégia de vendas é essencial para conseguir bons resultados neste período.
Ter um bom ERP é o primeiro passo, não apenas para o Carnaval, mas para o ano todo. É impossível tomar boas decisões sem conhecer a própria empresa. Então, mensure tudo o que puder e trabalhe os seus dados de maneira estratégica.
No caso do Carnaval, a RP INFO sugere que o empresário faça algumas perguntas básicas antes de definir as estratégias de vendas:
Respondidas as perguntas, já está na hora de partir para um plano de ação. Primeiramente, verifique a quantidade dos produtos no estoque. Será o suficiente para atender a demanda? O controle do estoque é essencial para não ter custos desnecessários. Então, adeque os seus pedidos de acordo com os relatórios gerados nos últimos carnavais. Não se esqueça de utilizar os dados dos relatórios, pois só assim será possível encontrar o equilíbrio para não exagerar na quantidade e também para não sofrer com a ruptura.
Baseado no perfil do consumidor, você também poderá adequar o sortimento oferecido no período. Qual o poder aquisitivo dele? Ele consome mais produtos premiuns ou vai procurar itens mais baratos? Ele vai cair na folia ou vai descansar com a família?
Informação é poder! Conheça o seu negócio. Visualize todos os seus setores e integre as informações para uma análise mais adequada. Com os sistemas para supermercados da RP INFO, tudo isso é possível e de forma muito prática e segura. Nossos sistemas de gestão e automação comercial proporcionam ampla visão de cada detalhe do seu negócio.
Outro ponto muito importante que não pode ser esquecido no Carnaval é o aumento do movimento nas lojas. Esteja preparado para atender aos seus clientes. Os sistemas da RP trabalham de maneira que todos os processos são integrados, desde a venda no PDV até a contabilidade. Porém, apesar da integração, os PDV’s trabalham de maneira independente, garantindo que o atendimento nunca seja interrompido. Assim, as lojas não correm o risco de perder vendas, o atendimento na frente de caixa não para e os clientes ainda saem satisfeitos.
Esteja sempre atento à inovação e invista em tecnologia! Só assim o seu negócio se manterá competitivo e preparado para atingir os melhores resultados.