A central de compras é uma modalidade que permite a negociação e compra de mercadorias e produtos em grande volume, possibilitando dessa forma obter melhores preços com os fornecedores.
São inúmeras as vantagens que a empresa obtém ao fazer parte destas Centrais visto que, ao invés de negociar com os fornecedores para abastecer somente uma loja ou um comércio, a Central de Compras aglutina as necessidades de compra para diversas empresas. Com o aumento no volume do pedido, os preços são reduzidos e prazos para pagamentos podem ser aumentados sem contar na otimização logística.
Além das compras em conjunto, listamos abaixo mais algumas vantagens da ferramenta:
Como o LigMIX pode beneficiar sua empresa de varejo ou supermercado
O LigMix é um sistema para gestão de centrais de compras que compartilha informações entre Associações de Supermercados e suas redes de compras. É um facilitador que a RP Info Sistemas disponibiliza para os empreendedores do setor de supermercados.
Por ser uma plataforma integrada voltada para que seus associados consolidem as melhores negociações, o sistema combina seus dados de negociação com os dados da central para facilitar a tomada de decisões nas compras.
Outros benefícios são:
Informações precisas para análise e compras adequadas
Com a plataforma LigMix, sua central de compras estará devidamente amparada com as informações necessárias para a negociação com fornecedores, as solicitações de produtos e a distribuição de mercadoria da melhor maneira possível.
A análise das negociações é realizada nas rotinas, assim permite à central de compra receber os dados de movimentação dos associados e possibilitar que a base de dados da central receba informações de venda, compra, transferências, entre outras movimentações de produtos que os associados fizeram.
De fácil visualização, a plataforma permite a utilização de informações regulares e altamente precisas, para que possa ser melhor analisado o resultado das negociações, das ofertas e das operações que foram realizadas entre associados e fornecedores.
Detalhamento dos procedimentos e rotinas
De modo geral, quando uma central de compras tem a intenção de adquirir determinado produto, é aberta uma negociação com o fornecedor. Para saber o volume total, os associados solicitam a quantidade que necessitam e, posteriormente, realiza-se a compra.
Para facilitar essa compra e aumentar sua precisão, o LigMix tem interface com todas as informações de que o responsável (associado) precisa para realizar a solicitação.
Desse modo, tem acesso aos dados abertos pela central e também aos dados de sua própria loja, tais como:
A plataforma também determina de forma automática as quantidades que devem ir para cada local de entrega (estoque, lojas etc.), para que a central de compras distribua os produtos de maneira assertiva.
E caso seja necessário ajustar as quantidades que serão distribuídas, há a função de ajustar de modo manual.