Se o marketing digital já era uma tendência, agora se tornou imprescindível. Nunca foi tão importante estabelecer uma comunicação eficaz e em diversos canais. No caso dos supermercados, que se enquadra como uma atividade essencial, a pandemia fez as empresas estabelecerem um diálogo mais próximo, transparente e rápido com seus clientes.
Como os públicos de um supermercado são diversificados, cada um se comunica ou se conecta com as empresas de maneira diferente, por isso a necessidade de estar presente em vários canais. Já o discurso, apesar de seguir linhas distintas para cada mecanismo e canal, deve estar sempre alinhado com a visão que a empresa tenta projetar na sociedade. A maneira que ela quer ser vista é o que une todas as maneiras de se comunicar.
É fundamental um discurso alinhado com a prática, pois oferecer algo que não consegue entregar abala a relação com o público e quebra a confiança das pessoas na empresa. Portanto, é a comunicação que vai determinar a forma que a sociedade enxerga a organização, mas é a prática que deve reafirmar e comprovar o que foi comunicado.
O marketing digital possui muitos benefícios e um deles é a economia, pois investir em anúncios nas redes sociais é extremamente mais barato do que nos meios tradicionais, como as TVs e rádios. Outra vantagem é a métrica, que te mostra os resultados de cada ação e te ajuda a repensar as próprias estratégias de negócio e de divulgação. Sem falar na possibilidade de interação que a ferramenta oferece, aproximando a empresa do seu cliente e ajudando o supermercado a conhecer melhor o seu consumidor e as suas necessidades.
Para os supermercados, o marketing digital é mais do que uma ferramenta de comunicação, é também um mecanismo de venda. Divulgar ofertas, campanhas e promoções pode capitalizar um grande retorno para a empresa, pois diversos públicos são “acionados” via internet. Sem falar na possibilidade de trabalhar com a mídia programática, que faz com que a sua campanha seja direcionada e segmentada de acordo com o interesse das pessoas. Você já deve ter tido a sensação de pensar em algo que precisa comprar e, de repente, começar a ser bombardeado por anúncios nos sites, Facebook ou Instagram justamente sobre o produto que pensou. Não é mágica, é o marketing digital colocando a tecnologia em prática para provar que quem não é visto não é lembrado.