Os desafios de expandir sua rede de supermercados

Os desafios de expandir sua rede de supermercados

A fim de garantir o crescimento constante dos negócios, os empreendimentos enfrentam diversos desafios. Quem trabalha com a gestão de rede de supermercados sabe bem como é isso.

A administração de um supermercado é um tema amplo, já que engloba questões do varejo, assim como aquelas de ordem administrativa. 

Os donos de empreendimentos têm como objetivos estender os negócios, aperfeiçoar o gerenciamento e aumentar os lucros. Porém, para se alcançar os melhores resultados, é necessário conhecer os percalços que aparecerão e como superá-los.

 

As dificuldades relacionadas à gestão de uma rede de supermercados

A gestão de supermercados requer uma administração eficiente, com planejamentos específicos para esse negócio, de forma a diminuir os gastos e garantir que as metas sejam alcançadas.

Todavia, para se conseguir fazer esse trabalho e expandir sua imagem, assim como os serviços de uma rede de supermercados, é preciso superar os seguintes desafios:

  • O grande giro de mercadorias, que interfere no fluxo de capital, no estoque e no capital de giro;
  • São muitas transações financeiras com as quais o setor de contabilidade tem de lidar diariamente;
  • As constantes mudanças na legislação referentes aos impostos, tornando obrigatório atualizar o cálculo dos tributos nos cadastros das mercadorias;
  • É necessário contar com uma equipe ampla para trabalhar nos caixas em horários distintos, funcionários para embalar e repor os produtos, assim como pessoas responsáveis pela limpeza;
  • Os cuidados com a gestão de compras, pois se uma compra não estiver de acordo com o giro de estoque da empresa, será complicado preservar o fluxo de caixa e os ganhos;
  • O investimento para chamar a atenção de um maior número de consumidores;
  • Não tendo todo o conhecimento sobre as regras relacionadas às atividades, a empresa corre o risco de sofrer embargos e multas que prejudicam o crescimento do negócio.



Como superar esses desafios?

A organização é primordial para colocar qualquer solução em prática. Para lidar com os pontos que foram listados, a premissa é a mesma.

Dessa forma, organizar a parte financeira do supermercado, usando as ferramentas disponíveis, assim como os procedimentos adequados, e contar com indicadores de performance são exemplos de detalhes muito importantes.

Para assegurar a efetividade dessa administração, vale a pena contar com um sistema de gestão ou, como é mais conhecido, com o software ERP (Enterprise Resource Planning).

Esse sistema une todas as tarefas da empresa em apenas uma plataforma, tornando possível o controle sobre as finanças e  todos os processos que envolvem o empreendimento.

  • FLEX, RPDV e Conexo são exemplos de softwares desenvolvidos para facilitar a integração das atividades.
  • O Flex permite ajustar as configurações segundo as necessidades do supermercado e auxilia em questões burocráticas.
  • Com relação ao RPDV, é uma reunião de aplicativos de alta tecnologia que armazena as ações de vendas nos PDV’s.
  • Já o Conexo, oferece um controle detalhado das operações financeiras e contribui para a supervisão de pedidos.

 

Onde encontrar esses serviços?

Desde 1991 no mercado, a RP Info oferece as melhores soluções para os clientes.

A empresa trabalha com o desenvolvimento de sistemas de gestão, como os citados anteriormente, adequados para supermercados, independentemente do porte.

Os sistemas são constantemente atualizados de acordo com a avaliação dos clientes, e a RP Info, quando necessário, pode adequar um sistema às necessidades apresentadas pelo supermercado, personalizando-o.

Por isso, se você está procurando aperfeiçoar os seus negócios, confira os melhores sistemas para a sua empresa e conte com os profissionais certos para ajudar a expandir seu empreendimento.

Agende uma demonstração