Self Checkout e a tendência da automação no varejo

O sistema de Self Checkout (caixas de autoatendimento) já é uma realidade no ramo varejista do Brasil. Esse atendimento modifica a jornada de compra dos clientes, tornando-a mais dinâmica e autônoma.

Neste tipo de PDV, o consumidor registra e paga suas contas por conta própria. Em supermercados, que precisam ter processos rápidos e perfeitos, o sistema de autoatendimento chegou para revolucionar as compras dos clientes.

Vantagens do Self Checkout em supermercados

Além de ser uma maneira agradável de o cliente finalizar suas compras, os caixas de autoatendimento trazem outros benefícios para o seu negócio.

Os atritos da jornada de compra do cliente, como filas longas, relação com o operador de caixa e demora no pagamento, ficam amenizados com a instalação do Self Checkout.

Segundo pesquisas, esse sistema de gestão reduz filas em 30% nos supermercados. Também há quedas no número de furtos e roubos nas lojas e considerável redução na folha de pagamento do supermercado.

E se o empresário pensa nas questões dos custos para implementar esse tipo de sistema em suas lojas, hoje há redução do montante empregado, já que agora existem fornecedores nacionais!

Na RP Info Sistemas, o sistema de Self Checkout é ágil e seguro, pois tem monitoramento por câmeras de segurança, acompanhamento de um supervisor, controle de biometria e verificação de peso.

Com um software intuitivo, o sistema de autoatendimento da RP Info Sistemas oferece todas as informações em apenas um lugar.

Sistemas de gestão da RP Info Sistemas

A RP Info Sistemas pensa em soluções para os supermercados implantarem em suas lojas sistemas que renovem a experiência do dia-a-dia do supermercadista e seus clientes.

  • Flex: é um sistema de gestão capaz de integrar todos os departamentos de uma empresa: comercial, estoques, contabilidade e financeiro;
  • Conexo: oferece para comerciantes de pequeno e médio portes a gestão e a automação das partes comercial, financeira e fiscal de suas empresas. É um sistema de gestão com capacidade de processar e entregar mais de 300 tipos de relatórios;
  • RPDV: é o sistema perfeito para a frente de caixa, pois centraliza todos os caixas e ECFs de lojas individuais ou redes.

Com a revolução tecnológica, o mercado varejista atual tem se preparado para automatizar cada vez mais os seus processos de compra.

E além das lojas físicas, o comércio de varejo também está se preparando para levar a experiência de compra a um outro patamar.

Automações no setor varejista

O futuro do comercial no varejo está se transformando rapidamente. Ligado nas tendências mundiais, listamos algumas mudanças significativas que o setor vem mostrando ao mundo:

  • Ponto de venda móvel: já existem apps que utilizam uma foto tirada pelo celular do cliente e enviada para o site de uma loja, que procura o produto similar àquele para oferecer para a compra;
  • Mercado Autônomo: o cliente pode realizar compras nas lojas físicas utilizando seu aparelho celular para ler os códigos de barras e realizar pagamento.

Esses exemplos são chamados a-commerce, automated commerce ou comércio automatizado. É uma revolução que deverá impactar não apenas grandes lojistas. Pequenos e médios comerciantes precisam estar preparados para a chegada dessa nova forma de vender aqui no Brasil.

Fique de olho nas novas ferramentas, incorpore plataformas digitais em suas lojas físicas e prepare seus funcionários para as mudanças que estão vindo.




Agende uma demonstração