Uma organização eficaz das rotinas diárias de um supermercado pode trazer resultados incríveis, aumentando a produtividade, a eficiência e, inclusive, contribuindo com os lucros. Para ajudar os varejistas nesta missão, a RP Info oferece o Task, um gerenciador de tarefas com uma interface simples e confiável, que integra ERP, PDV e Logística.
Com o Task, o tempo de abastecimento em um dos usuários passou de 1’30 para 40” por produto, uma redução de 50%. Outro resultado real, conquistado por outro cliente, foi a redução de preços errados: a loja possuía uma média de 9 por dia e, após 3 meses de utilização do Task, passou a registrar 6 erros durante o mês.
Além da redução do desperdício de tempo na realização das atividades, os processos são otimizados, tornando-se mais eficientes, rápidos e precisos. Outro diferencial é que todos os processos passam a ser monitorados e acompanhados pela liderança através de um dashboard.
A solução oferece ao supermercadista o controle de suas operações e, além do monitoramento e acompanhamento, possibilita que sejam criadas e distribuídas atribuições para que o operador saiba o que fazer e quando fazer.
Por ser uma fusão de tecnologia com metodologias de melhoria contínua e Just-in-Time, o TASK tem dosado na medida certa as atividades para o chão de loja, tornando toda produção mais eficiente. Como todas as funcionalidades foram criadas pensando em quem as utilizariam, a ferramenta é lúdica e de fácil acesso a qualquer operador de loja.
Task na prática
Hoje, na grande maioria das lojas, o abastecimento é feito de uma maneira manual. Devido à falta de acuracidade de estoque, prefere-se que o repositor vá até a gôndola, anote em papel o que será enviado à loja, depois ele se desloca até o depósito, pega uma paleteira e começa a coletar os produtos para reposição da loja. Na maior parte dos casos, esse repositor não conhece o depósito por completo, não sabe o posicionamento dos produtos e não sabe quais produtos devem ir primeiro para a área de venda. Quando é finalizada a separação, os produtos são levados até a loja e colocados para exposição.
Com a utilização do TASK, todo esse processo é otimizado, pois, com a ajuda de um coletor, o operador analisa e solicita os produtos que deseja na aplicação. De forma automática, essa informação é enviada a outro coletor/operador no depósito, que com mais experiência e conhecimento na armazenagem dos produtos consegue separar a lista com mais eficiência. Depois de separados, os produtos são colocados em uma área especial e o repositor apenas deve pegá-los e expô-los na gôndola.
O Sistema funciona em coletores, impressoras e smartphones com Android 5.0 ou superior via Wi-Fi.