Você sabe organizar suas gôndolas? Dicas para vender mais

Quem é proprietário ou trabalha em supermercados ou lojas de conveniência sabe o quanto a pesquisa e o conhecimento de diferentes dicas para vender mais são fatores fundamentais para alavancar o negócio.

O objetivo de quem atua no setor é crescer e obter lucro. Assim, é fundamental se manter atualizado com novas estratégias para aumentar o volume de vendas e garantir resultados cada vez melhores. E nisso, nós podemos te ajudar. Acompanhe conosco.

As principais dicas para vender mais com a organização de gôndolas

O marketing e as estratégias de venda estão sempre se modificando, acompanhando as demandas dos clientes e consumidores. Sendo assim, além da variedade de produtos e preços competitivos, é preciso ter outras estratégias.

 A seguir, estão algumas dicas para vender mais e otimizar a funcionalidade e organização das gôndolas:

  • Organização do espaço. Além de ser crucial que toda a loja e, consequentemente, os produtos estejam limpos, intactos e organizados, é importante não lotar demais as gôndolas. Muitas prateleiras e itens expostos ao mesmo tempo resultam em poluição visual. Então, menos é mais. O ideal é ir repondo aos poucos;
  • Visibilidade dos produtos certos. O centro e a parte superior das prateleiras correspondem à chamada “área nobre” das gôndolas, porque é o que o cliente enxergará primeiro. Inserir os produtos de maior valor, ou os mais procurados na área nobre traz muitos resultados, pois o consumidor não os perderá de vista. 

Os produtos com menor margem de lucro, por outro lado, devem estar nas partes inferiores, bem como os itens mais pesados, como galões de água;

  • Adaptações para crianças. Ao contrário do que acontece para adultos, a área nobre para as crianças é justamente as prateleiras mais baixas, devido à sua altura. Dessa forma, é interessante disponibilizar nesse espaço aqueles produtos com embalagens coloridas, pensadas para o público infantil;
  • Verticalização. Organizar os produtos em blocos, de forma vertical, é comprovadamente mais vantajoso, pois além de organizar o supermercado ou loja, garantirá que em um só corredor, vários produtos estejam no campo de visão do cliente, estimulando a compra. Manter o sentido direita-esquerda também é interessante; 
  • Localização das ações promocionais. Muitas vezes, um cliente desloca-se até um mercado específico apenas por causa de uma promoção. Por isso, é fundamental destacar bastante os itens promocionais, preferencialmente em ilhas centrais, para chamar atenção;
  • Atualização periódica do planograma. Planograma é o documento que define os layouts das prateleiras e gôndolas, focando nas demandas do público-alvo e sempre pensando em produtos que precisam vender mais. É importante, porém, não fazer mudanças muito bruscas, já que clientes fiéis estarão acostumados com a organização anterior e conhecem a localização dos produtos;
  • Localização dos produtos próximos do vencimento. Assim como acontece com ações promocionais, é essencial destacar os produtos que vencerão em breve. Afinal, eles precisam ser comprados o mais rápido possível.

A importância da organização

Organizar as gôndolas, além de vender mais, faz toda a diferença nos resultados finais de qualquer supermercado ou loja de conveniência. Quanto mais organizado e eficiente o estabelecimento for, mais vontade os consumidores terão de voltar e, portanto, além de comprar mais, se tornarão fiéis.

A RP INFO SISTEMAS auxilia na gestão de estabelecimentos, produzindo e implementando soluções eficientes e flexíveis, principalmente para o varejo. 

Um de seus grandes diferenciais é o oferecimento de cursos, cujos temas variam, incluindo: gestão de estoque, grade tributária, fechamento de PDV’s, contas a pagar e muitos outros. 

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