O 2º Webinar da RP Info trouxe um tema muito importante para a rentabilidade de um negócio: as perdas. O evento online ajudou os clientes da RP Info a reduzirem as perdas e gerarem lucro por meio de métodos preventivos. O palestrante Alexandre Ribeiro, da R-Dias, iniciou o webinar trazendo um dado alarmante. O setor supermercadista brasileiro registrou um total de R$ 6,9 bilhões de perdas, ou seja, um valor exorbitante que deixou de ser faturado em função da falta de prevenção das lojas.
Alexandre Ribeiro disse que a R-Dias realiza um trabalho chamado Fronteiras da Eficiência, que não importa olhar para a média porque 50% das pessoas que participam do processo estão acima desta média. “Não devemos nos medir pelos medianos, mas nos compararmos com os melhores e que chegaram no ápice da eficiência”. Ele contou que possui clientes com perdas de 1,3% e que os dados de mercado devem ser utilizados como referência, mas com cuidado.
Também foi levantado o fato de que muitos supermercados não mensuram as suas perdas ou o fazem de maneira superficial. “Muitos calculam apenas o hortifruti, açougue e padaria o que é um grande erro, pois o cenário é muito mais amplo”, disse o diretor de operações da RP Info, Rodrigo Ferst.
Ribeiro chamou atenção pela falta de importância dada ao assunto e destacou que as perdas, muitas vezes, não fazem parte da agenda estratégica das empresas. “A primeira atitude para que as perdas reduzam é garantir que a liderança apoie o movimento de redução”. Porém, é fundamental cuidar para que a empresa não passe a dar mais importância para as perdas do que para as vendas. “Pode acontecer de encarregados não fazerem o pedido por medo do estoque e de quebrar e acaba vendendo menos e lucrando menos. É possível ter controle equilibrado”.
Foi criado um processo de inteligência em redução de perdas, em que o foco é a informação e a automatização para reduzir os riscos e se antecipar aos fatos. É preciso maior responsabilização das equipes operacionais, o que permite que a prevenção de perdas seja menos operacional e mais estratégica. “O foco de toda a Inteligência está na informação e na atitude ao usá-la”, destacou Ribeiro.
Ferst disse que sempre há espaço para melhorar, mas os seus 17 anos de RP mostram que houve grande mudança de cultura de 10 anos para cá em relação ao controle. “Dentro da carteira da RP esta é uma preocupação latente”.
O diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento, acrescentou que quando o cliente faz uma migração de ERP ele quer explorar ao máximo a ferramenta. “Quanto mais ele utiliza mais conseguimos mostrar o potencial do que o sistema entrega para ele”, salientou.
Ferst complementou com os três pilares para se alcançar bons resultados: sistema, pessoas e processos.
Para resolver algum problema é necessário ter informação precisa para poder contextualizar e criar indicadores. Depois, é feito o monitoramento deles. “Ao invés de procurar um culpado e perguntar quem fez o problema, devemos perguntar o que aconteceu, o efeito que causou e investigar a causa”.
Um dos cases apresentados no webinar é de uma empresa que possuía em outubro 38% de perda identificada e 62% de perda não identificada. Em dezembro, as perdas identificadas saltaram para 62% e as não identificadas reduziram para 38%. Dentro deste processo de identificação das perdas, Ribeiro destacou a importância do Task, uma ferramenta da RP Info que realiza gerenciamento de tarefas. “Ele ajuda a empresa na operação de loja a fazer a identificação de produto na gôndola e uma série de outros aspectos que devem ser medidos na execução”.
Ferst explicou que o Task foi desenvolvido para que o usuário final receba a demanda na palma da mão, ou seja, o sistema direciona a tarefa para que ele possa executar. Isso oferece a informação para poder medir a produtividade do colaborador.
“As perdas estão diretamente relacionadas à qualidade da execução dos processos. E quando falo em processos não me refiro apenas às lojas, mas também ao comercial, ao CD e em tudo o que acontece em uma loja, até o atendimento ao cliente no SAC”, ressaltou Ribeiro.
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Expansão e a diferença entre os formatos de loja | 29/09 das 14h às 15h45