Estar à frente da gestão de um supermercado é enfrentar o desafio clássico de equilibrar oferta e demanda, ainda mais diante de sazonalidades que influenciam produtos, comportamento do consumidor e com isso o estoque e a estratégia de vendas.
Os produtos sazonais têm a característica principal de ter sua disponibilidade e a influência no preço, seja de custo, seja de venda, de acordo com determinado período do ano.
Neste artigo, você vai descobrir o que são produtos sazonais, principais estratégias comerciais para gerir o estoque e, claro, extrair as melhores vendas de forma lucrativa.
Muito se pensa em variação de oferta de produtos associados a alimentos, mas os produtos sazonais são aqueles cuja procura aumenta ou diminui em períodos específicos do ano. Assim, são influenciados por fatores climáticos, culturais, festivos ou comportamentais.
Por exemplo, em períodos de maior calor, na estação do verão, temos mais oferta de frutas como melancia, manga e abacaxi. No inverno, guarda-chuva e casacos são itens em alta. Já no setor cultural, é só lembrar dos famosos peixes na Semana Santa e nos panetones e espumantes no Natal. No Nordeste, nos meses de junho e julho, temos o milho como insumo principal e seus alimentos derivados muito consumidos no São João.
Mas é preciso entender não somente sobre os insumos sazonais, é importante compreender o comportamento do consumidor, ter uma boa gestão de estoque, validade e demanda para evitar prejuízo e desperdício.
Entender o ciclo dos itens que fazem parte do nosso ano é ter um olhar atento às oportunidades, cuidado com o estoque e a reposição dos produtos no supermercado.
Ao lidar com vendas sazonais é primordial que exista um histórico de vendas e o mapeamento não somente quantitativo, mas qualitativo. Como dito anteriormente, os produtos possuem influência externa e, portanto, fixar comportamentos é arriscado.
Contudo, é o alicerce para previsão comercial e a preparação diante das tendências de mercado.
Por exemplo, se você mapeia o quanto de pescados vende na época da Páscoa, consegue calcular a média e a previsão para o ano seguinte, além de conseguir visualizar uma margem de segurança.
Com o histórico de vendas, você pode:
Merece atenção aqui a visualização do contexto climatológico, político e econômico naquele ano. É só você imaginar como gripe aviária influenciou e influencia até hoje os produtos de avicultura em momentos de novos surtos da doença.
Gerenciar produtos com alta demanda por tempo limitado não é tão simples quanto parece. Dentre os principais obstáculos estão a falta de planejamento, baixo mapeamento no comportamento do cliente nos períodos em foco e carência na agilidade de tomadas de decisão.
Além disso, erros como comprar mais do que o necessário e o produto ficar encalhado ou até mesmo estragar, instabilidade no sistema com a alta demanda, comprar pouco e perder vendas por falta de reposição, não saber quais produtos priorizar no marketing e na estratégia de vendas e dificuldade na precificação no período pré-temporada, alta estação e momento de promoção são comuns e fazem vários supermercados perderem lucratividade.
Por isso, preparamos algumas dicas essenciais que podem fazer a diferença ainda mais associada a tecnologia e automação.
Continue a leitura para conhecê-las!
Entender os hábitos de consumo da sua região e dos seus clientes ajuda a prever quais produtos terão maior demanda e qual será a melhor abordagem para vendê-los.
Agrupe produtos complementares e utilize sinalização visual atrativa. Um ponto de destaque pode dobrar o giro de um produto com apelo sazonal.
Sistemas com monitoramento em tempo real, como os que nós oferecemos, permitem identificar quais produtos estão vendendo pouco e agir rapidamente com:
Com soluções modernas, é possível programar alertas de desempenho, automatizar pedidos de reposição e cruzar dados com histórico para prever tendências.
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Os produtos sazonais fazem parte do cotidiano dos supermercados e podem ser grandes trunfos de oportunidades e lucratividade quando bem aproveitados.
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